EDUCAÇÃO INFANTIL

=

Propiciar à criança um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

=

Promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos da criança, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.

=

Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão – a construção do conhecimento que inclui necessariamente as ideias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.

Nossos ambientes

Recepção

Primeiro momento do dia escolar, onde temos uma equipe especialmente para receber nossos pequeninos.

Parquinho

Momento de maior distração, as crianças trabalham a coordenação motora e os aspetos emocionais.

Cine Educar

Lugar onde as crianças se divertem assistindo filmes infantis.

Recepção

Um lindo e agradável visual, para que as crianças e seus pais sintam-se  bem.

Parquinho de areia

Local ao ar livre onde as crianças gostam muito de se divertir.

Cine Educar

Espaço dedicado para que as crianças aprendam a interagir assistindo filmes, infantis e educativos.

NOSSOS PROJETOS

Projeto realizado no período de abril a novembro, criado, desenvolvido e aprimorado com temas diferentes e ações com o objetivo de tornar o ser humano melhor. O PROJETO nas asas da imaginação surgiu da necessidade de influenciar o amor pela leitura nas crianças e nos adultos, incentivando o prazer em ler.

O brincar é um eixo de desenvolvimento pessoal e social que favorece a aprendizagem e a elaboração de estruturas fundamentais no ser humano. A brincadeira deve ser compreendida como uma atividade social própria da criança. A criança é motivada a interagir, exigindo-lhe criar, modificar, tentar, elaborar e reelaborar a realidade através do imaginário, das experiências com o outro, com satisfação.

Acreditamos que o tempo que as crianças permanecem na escola deve ser um momento significativo, prazeroso, desafiador, de trocas e descobertas do conhecimento, compreendendo as necessidades específicas da sua fase de desenvolvimento. O Projeto “Vai começar a brincadeira” visa contribuir para a formação cognitiva, social, física e cultural por meio de brincadeiras e vivências, aferindo à brincadeira um valor constitutivo na formação de cada criança e garantindo-lhe esse direito. Durante esse período, vamos observar, pesquisar, realizar experiências; vamos, também, questionar, confrontar ideias e construir novos conhecimentos acerca do universo do Brincar.

“A brincadeira é então toda atividade que envolve
uma situação imaginária com regras”
Vygotsk

Atualmente um dos grandes desafios para os educadores é enfrentar a indisciplina nas salas de aula. Como fazer? O que fazer? Não existe receitas prontas, o que vale é promover situação em que frente aos conflitos usemos a sabedoria de dialogar e de ter coerência nos procedimentos.

Este projeto será desenvolvido na escola para que juntos enfrentemos a indisciplina e a carência de valores morais e limites por parte dos alunos.

Neste sentido a escola se propõe a trabalhar com questões relacionadas ao ensimo e aprendizagem de valores morais para a boa convivência dos alunos, no qual serão realizadas diversas atividades para a melhor relação dos professores, alunos e funcionários.

Além de ser à base do desenvolvimento saudável e integral, a educação alimentar desperta os sentidos para a multiplicidade dos sabores e aromas, estimula a busca pela qualidade de vida e abre portas para conhecer a arte e a cultura dos países. Mas, o que é comer bem? Histórias, leituras, arte, pesquisas, dramatizações, brincadeiras, experiências – tudo será explorado pelas crianças. Como o mercado e a horta, representarão uma oportunidade para vivências inesquecíveis e significativas. Assim, ao mesmo tempo em que aprendem, as crianças serão estimuladas a adquirirem bons hábitos alimentares. Mas, isso só funcionará se a família participar, e participar muito, em um diálogo permanente entre o que se aprende na escola e o que se pratica em casa. Entrem nesta nova viagem que terá como “combustível” um dos maiores prazeres da vida: Comer fruta é saudável!

O projeto será desenvolvido no decorrer do ano, com o dia da fruta todas as quintas feiras, porém serão incentivados todos os dias a alimentação saudável.

Inserir naturalmente em nossas vidas ações para tratarmos o próximo, através de bons hábitos em nosso ambiente de trabalho e em nossa casa, estaremos promovendo ações e reações para o benefício da sociedade.

O projeto “UM por todos e todos por um” é um continuidadde dos projetos iniciados no começo do ano letivo (Dia da Fruta, Dia do Brinquedo, Vamos ser Gentil, Ta Combinado? e Educar Lendo Nas Asas da Imaginação…), cada um desses projetos tem como objetivo principal tornar o aluno, respeitável, amigo e disponível para cuidar de si e do outro. Nesse período vivenciamos comportamentos, nos quais farão parte da nossa vida. Valores importantes a serem trabalhados: Cumprimentar, Economizar, Saúde, Responsabilidade, Pontualidade, Assiduidade e   Cuidar.

Aproveirtando-se da curiosidade natural infantil, para buscar valorizar o verde, a terra, o ciclo da vida, da água nasce o Projeto “Curiosos por Natureza. Visando à conscientização das crianças e das famílias, de como é importante preservar o meio ambiente e de como cuidar principalmente do espaço em  que estamos inseridos, adquirindo assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida.

NOSSA EQUIPE – EDUCAÇÃO INFANTIL

SUELDA BARBOSA